A Cáritas tem em marcha projetos inovadores
PROGRAMA MAIS SAÚDE NA FAMÍLIA
Este programa visa apoiar as famílias da Diocese no cuidado dos seus membros mais frágeis, nomeadamente doentes crónicos e muito idosos, fornecendo ou facilitando o acesso a:
– Equipamentos (por exemplo camas e cadeiras de rodas, ou outros que a situação de
saúde exija);
– Medicamentos e outros produtos (por exemplo fraldas para incontinentes e próteses);
– Orientação e capacitação para o desempenho de tarefas de cuidador (por exemplo, treino de técnicas e comunicação);
– Rede de suporte social e emocional (por exemplo, criação, formação e incentivo ao Voluntariado paroquial.
PROGRAMA “PRIORIDADE ÀS CRIANÇAS”
Em 2008 uma Carta Pastoral da Conferência Episcopal Portuguesa lança a atenção sobre a problemática da criança em Portugal. Com o título “Toda a prioridade às Crianças”, este documento, escrito pelos responsáveis máximos da Igreja Católica em Portugal, recomenda que exista, em cada paróquia, um grupo de ação social dedicado às crianças mais desprotegidas, referindo que Cáritas Portuguesa e as Cáritas diocesanas são “particularmente indicadas para o apoio às paróquias e respectivas instituições na criação, no funcionamento e no desenvolvimento destes grupos, e bem assim na qualificação dos voluntários”.
É nesse sentido que surge o programa Prioridade às Crianças, uma iniciativa da Cáritas Portuguesa que tem como objetivo o apoio a crianças em situação de carência. Este é um programa que abrange o território nacional, apoiando situações de necessidade em áreas como a saúde e a educação das diversas dioceses.
MISSÃO
Sinalizar e acompanhar cada caso;
Zelar pelo respeito dos direitos das crianças;
Assegurar o acesso aos serviços necessários;
Prestar as ajudas possíveis;
Cooperar com as comissões de proteção de crianças e jovens e com outros serviços que atuem neste domínio.
OBJETIVOS
Prestar atenção permanente às situações de vida das crianças, e respetivas famílias, a nível paroquial, diocesano e nacional;
Identificar os casos de Crianças e Jovens em Perigo, designadamente, pobreza, negligência, abandono, maus tratos e abuso;
Acompanhar os casos identificados;
Encontrar respostas adequadas à remoção do perigo e encaminhar para as instâncias competentes os problemas identificados, no respeito pelo princípio da subsidiariedade de intervenção;
Avaliar e estudar todas as situações detetadas;
Propor medidas/soluções adequadas para os problemas sem resposta;
Denunciar as omissões e atuações incorretas que vão subsistindo.
“10 Milhões de Estrelas – Um Gesto Pela Paz”
A Operação “10 Milhões de Estrelas – Um Gesto pela Paz” nasceu em França, primeiro numa única diocese, em 1984, com dois objetivos muito simples: sensibilizar para os valores da paz como vivência cristã do Natal e a ajuda financeira para uma causa concreta num país em dificuldades. Em 1991 transformou-se numa campanha da Cáritas Francesa (Secours Catholique), em 2002 estendeu-se à Europa, incluindo Portugal, e em 2003 para a Europa.
Porque acreditamos que “Há Gestos que Constroem”, a Cáritas propõe a todos os portugueses uma adesão simbólica aos valores da paz, associados à vivência do Natal, pela aquisição de uma “vela estrela” de cor branca ou vermelha, no valor de 2 euros. Todos os que quiserem aceitar esta proposta da Cáritas poderão adquirir a sua vela junto numa das 20 Cáritas Diocesanas, nas paróquias aderentes e nas lojas Pingo Doce.